Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Sociedade do Conhecimento


A sociedade do conhecimento chegou com crescimento acelerado, deixando todo mundo um pouco desconsertado, dotada de maior complexidade a sociedade do conhecimento nos traz um mundo novo: E para começar essa lista por que não citar o próprio, ele mesmo, o conhecimento?

O conhecimento é uma das principais características e a que se faz mais necessária nessa sociedade aprendiz, que todo dia aprende um pouco, um pouco não, todo dia aprende muito, como nunca se aprendeu, as pessoas estão cercadas de informação 24h e em tempo real, mas não é desse conhecimento que estou falando, esse é fácil e se consegue em todo lugar, estou falando do conhecimento que se constrói, aquele que é difícil de ensinar a uma máquina, o conhecimento intangível, sabe um recriador infantil, aqueles que ficam nos plays dos condomínios? Será quanto tempo vai levar para uma máquina substitui-lo?

E sabe porque é tão difícil? Por se trata de reconhecer emoções, passar emoções e principalmente CRIAR EMOÇÕES, esses dias estava no supermercado e quando fui comprar ovos, em uma das embalagens estava escrito: “Ovos de galinhas felizes criadas livres”. Essa caixa de ovos era o dobro do preço das outras, mas não tive dúvida nenhuma de qual caixa eu iria levar para casa. E quem quer comer ovos de galinhas tristes? É disso que se trata, se trata de ir além, de reunir informações e conseguir inovar.

E o mais absurdo de tudo isso é que se você parar para pensar, a sociedade do conhecimento, não é nada além que tratar o ser humano como tal, é reconhecer neles a emoção do aprendizado, escolas da sociedade do conhecimento procuram ensinar por estímulos e experiências reais, aplica e experimente o conhecimento adquirido, cria e elabora conceitos.

Empresas na sociedade do conhecimento precisam ter uma visão hologramática, estar antenadas na gestão de pessoas, um funcionário não quer apenas mais levar a marca daquela empresa com ele como seu local de trabalho, ele quer fazer parte do time, ela precisa investir no funcionário mais que nunca, não apenas saber fazer, mas como se diferenciar naquilo que faz, ter dinamismo e flexibilidade, estar sempre conectada com seus funcionários e clientes por meios remotos e por seus valores funcionar como um corpo que se adapta, e não como uma máquina que só repete algoritmos.

Nenhum comentário: